segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Estudante faz crítica a campanha publicitária do governo

Foto: Altino Machado

O aluno de jornalismo, Arison Jardim utilizou sua conta no Flickr para comparar imagens da periferia de Rio Branco com as utilizados belas encontradas na maioria dos outdoors da cidade.

Bem construída e argumentada com a frase “Acre, o melhor lugar pra se viver”. E realmente o Acre é um lugar bom para quem está no poder e para a produtora do governo.


Encontro de ex alunos da UFAC


Encontro realizado no domingo, 12,  onde funcionário do IMAC do setor de analise de projetos, fez uma confraternização na chácara situada no Distrito Industrial onde participaram vários técnicos e engenheiros florestais, em sua maioria formados na Universidade Federal do Acre, juntamente com seus familiares e alguns amigos. Trocas de presentes, brincadeiras e diversos assuntos rechearam o evento onde não podia deixar de ser comentários sobre técnicas de manejo sempre afloram. Das conversas, pode-se levar em consideração que o referido órgão ambiental possui um quadro competente formado por alunos que deixaram a instituição de ensino com a finalidade de contribuir com a qualidade da preservação da floresta com o mínimo impacto.

Blitz educativa


Realizada sexta feira, 10 de dezembro pela noite, primeiramente na Avenida Ceará próximo ao prédio do Departamento de Transito - DETRAN em seguida próximo a quarta ponte recentemente inaugurada, teve a finalidade de coibir o uso de bebida alcoólica por condutores dos veículos. O evento contou com a participação de policiais militares, agentes do DETRAN, além dos policiais da força especial.
Apesar da finalidade da fiscalização ser coibir o uso de bebidas,várias outras irregularidades foram constatadas, como falta de documentação entre outras irregularidades. Um problema que foi por diversas vezes constatado foi o rompimento do lacre de veículos que constitui infração grave e apreensão do veículo, para posterior regularização.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Blogueiro fala abertamente com alunos de jornalismo


O jornalista de profissão e famoso blogueiro Altino Machado conversou na última com os alunos do 5º do curso de jornalismo da Ufac segunda-feira (6) sobre sua carreira e o trabalho que ele desenvolve no seu blog pessoal e no Blog da Amazônia do portal Terra.
Na conversa Machado revelou momentos bons e difíceis de seu trabalho tanto no jornal impresso quanto nos seus blogs atuais. E deixou claro que ao contrário do que muitos pensam, ele não faz jornalismo de oposição e sim de denuncismo, diferente dos outros meios de comunicação.
A mensagem principal de Altino, como é conhecido pelos seus leitores, aos aprendizes de jornalista foi para que todos criem um blog.

Diretora da ECA/UFRJ visita fala a futuros jornalistas da Ufac


De volta ao Acre, onde passou parte de sua infância, a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ Ivana Bentes esteve na sexta-feira (03) no curso de jornalismo da Ufac para conversar com os alunos do 5º período.

O bate-papo com a professora deu conta do papel do jornalista de hoje, além de demonstrar sua opinião de maneira forte com relação a queda de diploma de jornalista, o qual aprova. Garante que o diploma sozinho não assegura nada para os futuros jornalistas já que além da graduação, as empresas e o mercado exigem cada vez mais formação: pós-graduação, mestrado, doutorado.

Também falou sobre a importância da integração das áreas de comunicação e a pesquisa acadêmica na área que já é realizado na UFRJ.

Na sua passagem por Rio Branco, Bentes ministrou uma oficina sobre mídias digitais e produção de conteúdo na quinta (02), durante o festival Varadouro.

Ivana Bentes durante sua fala aos estudantes de jornalismo, também ressaltou as mudanças que aconteceram no Estado e enfatizou o programa floresta digital, pois muitas cidades sonham com a cobertura de internet gratuita.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cada vez mais on-lines

         Chegamos a era do virtual. Até os mais resistentes ao mundo virtual, pelo menos já possuem conta no messenger, orkut ou facebook e até twitter. Preocupação de usuários e estudiosos não falta. Será que sabemos diferenciar o virtual do real? Difícil é achar o equilíbrio entre virtual e real. Nem eu devo saber.

          E já que estamos mais conectados, usamos e-mail tanto para o trabalho quanto para o lazer. No trabalho é comum também chat's, como skype que permite mais agilidade e reduz a caixa de e-mail. No campo profissional a internet e todas as suas ferramentas são fontes inesgotáveis de recursos. Para o jornalismo nem se fala o quanto a cibercultura é funcional.

          Na vida pessoal, a ligação principal da internet são as redes sociais. A possibilidade de paquerar, criar e manter vínculo de amizade e até conseguir namoro atrai mais usuários diariamente. Agora é preciso que os usuários desconfiem de tudo. Por que o virtual ainda não substitui o pessoal.

          Tanta gente conectado faz surgir "celebridades da internet" que com o tempo caem no esquecimento, o famoso 15 minutos de fama, se é que chega a isso. Claro que uma falha e a vida da pessoa pode ser destruída em apenas um 'enter'. Então cuidado!